Feliz outono para você!

20 de março foi um dia muito importante. Dia Internacional da Felicidade e início do Outono.

Sabemos que no outono as plantas perdem as folhas… Trata-se de uma estratégia das plantas para se proteger do frio, reduzindo ao máximo seu gasto de energia. “Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características”, afirma o biólogo Gilberto Kerdauy, da USP. Com menos luz solar, a primeira alteração é parar de produzir clorofila, a substância responsável pela absorção do gás carbônico e sua transformação em carboidratos, usados na geração de energia para a planta. Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.

Como as plantas, precisamos nos adaptar às circunstâncias. Devemos nos observar e criar estratégias para vencer alguma barreira ou obstáculo que possa surgir e, assim, superar nossos desafios para que, ao passar o período de turbulência, estejamos mais fortes, brilhantes, radiantes para viver e desfrutar de tudo que pudermos e quisermos na vida.

As folhas caem para que haja uma renovação, uma mudança. Mudança esta, interna já que toda transformação começa de dentro para fora.

Que tal comemorar a felicidade que uma mudança nos proporciona?

Feliz outono para você!

Adicionar Comentário

Seu email não será público. Campos c!om "*" são obrigatórios!

× Fale Com Aline