SimplesMente <br>Para Todos

SimplesMente Para Todos

 

“A Inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”

 

Precisamos enxergar as pessoas como são e não pelas suas dificuldades ou habilidades.

Todos nós sempre temos dificuldades e precisamos de auxílios e todos temos habilidades, mesmo que ainda não descobrimos qual seja.

Somente valorizando as diferenças é que seremos capazes de reduzir as desigualdades.

Devemos lembrar sempre que ninguém é igual a ninguém, somos todos diferentes. Temos, sim, direitos iguais e é por isso que devemos lutar e sermos respeitados.

Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.

(Souza Santos)

O SimplesMente Para Todos surge como uma ação para acolher a diversidade.

Sabemos das dificuldades e preconceitos enfrentados pela família quando recebem algum diagnóstico. Com isso há uma necessidade de apoio e acompanhamento da pessoa, da família e da escola para auxiliar no processo de Inclusão.

Para a pessoa: Visa detectar e intervir nos diversos motivos que podem  comprometer a aprendizagem como dificuldades de atenção e concentração, baixa autoestima, insegurança, dificuldades cognitivas, visuais e/ou auditivas.

Para anular as dificuldades que surgem com a deficiência podem ser usados  equipamentos específicos (Tecnologia Assistiva) para possibilitar a aprendizagem e a inclusão social.

Para a família: Levar informação e orientar apontando recursos disponíveis. Terapias de grupo, rodas de conversas e grupos de apoio virtuais ou presenciais. Buscar parcerias com profissionais de modo que as famílias contem com o apoio de uma equipe multidisciplinar e também encaminhamentos para instituições parceiras em caso de necessidade.

Para a escola e professores: Levar informações sobre cada tipo de deficiência ou dificuldades de comportamento. Acompanhamento e orientação aos professores de modo a auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Oferecer serviços complementares auxiliando na adoção de práticas criativas na sala de aula  e adaptação do projeto pedagógico favorecendo acesso do(a) aluno(a) ao conhecimento.

Com estas ações estaremos Especializando Habilidades visando seu desenvolvimento pessoal, o exercício de sua cidadania e a qualificação para o trabalho.

 

Adicionar Comentário

Seu email não será público. Campos c!om "*" são obrigatórios!

× Fale Com Aline